Ministra de Lula, Anielle Franco usa catástrofe no RS para pedir votos ao PT

Brasília, DF 21/03/2024 A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participam do lançamento do plano Juventude Negra Viva, no Ginásio Regional da cidade satélite de Ceilândia
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco publicou no X (antigo Twitter) supostos feitos do governo Lula durante as enchentes no Rio Grande do Sul. Anielle aproveitou para pedir votos ao governo e deletou o post após críticas.

“Amanhã é o último dia para regularizar ou tirar o título de eleitor para votar nestas eleições. Se você ainda não fez isso ou conhece quem ainda não tenha feito, corre pra fazer. Votar em quem atua em prol da vida das pessoas e do povo brasileiro é o que faz a realidade mudar”, escreveu a ministra.

No entanto, a realidade é diferente. A demora do governo federal no envio de aeronaves para socorrer as vítimas custou a vida de nove pacientes, que estavam na UTI de um hospital de Canoas (RS). Um helicóptero do Exército prometido para o resgate nunca chegou.

Por outro lado, a desesperadora situação dos gaúchos mobilizou civis e empresários do Rio Grande do Sul e estados vizinhos. Os governadores Romeu Zema (NOVO), de Minas Gerais, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, também enviaram ajuda ao estado.

Além deles, o presidente argentino Javier Milei também enviou aeronaves para ajudar nos resgates. O Uruguai ofereceu lanchas, avião e drones a pedido do governador Eduardo Leite. No entanto, o governo Lula rejeitou.

Captura de tela da publicação deletada por Anielle Franco no X (Twitter)